Dev 2 Comunicação Integrada

Um pouco sobre identidade visual, construção de marcas e branding de uma empresa

Sempre que sou questionada sobre os tipos de serviços que a Dev2 oferece eu falo primeiro em desenvolvimento de identidade visual e construção de marca, mas o que observo com muita frequência é que o cliente não consegue compreender o real conceito de marca e tudo o que está envolvido no processo e, que isso vai muito além do logotipo.

A marca identifica a sua empresa (não apenas visualmente), mas todo o conceito de missão e valores podem ser transmitidos com a marca. A construção do branding gera um trabalho intenso de pesquisa de público, concorrência, cenário econômico e região (geográfica mesmo) onde a empresa vai atuar.

Não sou designer e, jamais terei a capacidade de fazer a “mágica” que um profissional desses faz ao transformar ideias e conceitos em algo tão palpável, mas já trabalho há muito tempo na área para compreender o efeito de uma marca bem desenvolvida, porque ela realmente comunica, passa o recado que a empresa quer para a pessoa certa, desperta interesse e gera a curiosidade do potencial cliente e o estimula a buscar mais informações e até possibilita que ele se identifique com a essência daquela marca. Afinal, depois de muita pesquisa e com uma identidade visual bem desenvolvida é que começa a construção da marca em si. E, este é um processo lindo de se ver… acompanhar o nascimento de uma marca é uma das experiências mais gratificantes de todas as vividas dentro de uma agência e depois dela pronta o processo todo está apenas começando, pois daí começam as enxurradas de ideias e processos criativos para apresentar a marca ao consumidor, vinculá-la à campanhas, promoções, manifestos e tudo isso para mostrar e fixar aquilo que num simples olhar a marca comunica (depois de muito trabalho).

Para entender melhor o processo confira alguns pontos que você precisa ficar atento na construção da sua marca:

Componha toda a identidade visual: Você precisa pensar no conjunto todo – logo, fontes, cores, estilo de imagens;
Logotipo adequado tanto para web como para impressos: Durante a criação o designer já deve ter em mente as formas de aplicação tanto para web como para impressos. Os formatos de arquivos para as duas opções são diferentes e, ao contratar a criação do logotipo você deve ficar atento se irá receber os arquivos nos formatos e resoluções certos;
Boa leitura e compreensão: O logotipo deve ser de fácil leitura. Quando olhar para ele é preciso entender o que está vendo, mesmo estando em versões reduzidas. É preciso pensar em todos os locais onde irá aplicá-lo.
Manual da marca: É um documento que será o seu guia no uso do logotipo em diversas situações. Nele você encontrará as cores que foram utilizadas (incluindo os códigos), a família de fontes, tamanhos indicados para redução máxima e as versões de uso vertical e horizontal;
Estilo: Qual é o estilo da sua marca? Como você quer que ela seja identificada ao ser representada por imagens? É preciso seguir uma unidade de referência visual que comunique o que você pretende passar ao seu público. Quer passar que é uma marca mais delicada, romântica ou forte e ousada? Tudo isso será transmitido pelas imagens que poderão ser associadas ao seu logotipo nos diversos materiais que serão produzidos.
Estratégia: Depois dos itens acima bem definidos será preciso definir a sua estratégia de comunicação e mostrar ao seu público tudo o que a sua marca oferece e para isso a marca terá que ter personalidade. Como irá se relacionar com o público? Qual será o tom de voz utilizado? Quais canais? E, qual o conteúdo que irá oferecer?

Enfim, são muitos itens e todos eles são importantes na construção de uma marca. O que eu quero que você entenda é que há muito trabalho e muito estudo envolvido nisso e que não é “um gasto absurdo por um logo” e sim um investimento que renderá muitos frutos. É preciso entender aí a relação custo x benefício e já que está começando ou reestruturando um empreendimento é preciso começar bem.

 

Priscila Polydoro – É sócia da Dev2 Comunicação, formada em Administração e com especialização em Gestão de Negócios. Atua na área de comunicação há mais de 15 anos.

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