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Publicidade nos buscadores – uso do SEO como estratégia de marketing


Publicidade nos buscadores – uso do SEO como estratégia de marketing

A Otimização para Mecanismos de Buscas, ou SEO, é uma ferramenta que tem sido cada vez mais utilizada e importante para melhorar os conteúdos de sites na internet. Seu principal objetivo é colocar o site no topo dos rankeamentos em buscadores como Google e Yahoo. Mas, alguma vez, ao olhar para os primeiros resultados que aparecem na tela, você se perguntou como eles foram parar lá? Pois bem, saiba que isso é trabalho do SEO.

Antes de mais nada, o trabalho do SEO começa lá com o usuário. Identificar as intenções da pessoa ao abrir um buscador é muito importante para saber como melhorar seu conteúdo. Há pelo menos, três tipos de busca: a pesquisa navegacional, em que usuário já sabe para qual site quer ser direcionado; pesquisa informacional, cujo nome por si só dá pistas da intenção do usuário, ou seja, obter informações. O interessante nesse caso é que não se pode determinar em qual site específico ele encontrará o que precisa, por isso um bom rankeamento no buscador é importante, uma vez que induzirá o usuário a clicar nos primeiros resultados; por fim, há a busca transacional, mais voltada para negócios como compras, vendas e outras atividades comerciais.

Tendo entendido isso, o próximo passo é aprender como o rankeamento do Google funciona. Há duas divisões principais de mecanismos de busca nesse site. Uma delas é para resultados pagos, que operam por meio da projeção de anúncios na primeira página do buscador. Existe uma ferramenta própria do Google, a Google Adwords, em que é possível contratar esse serviço em que o pagamento é calculado por clique no site. A segunda é para resultados orgânicos, que são categorizados de acordo com a sua relevância e autoridade, tendo como base a qualidade da experiência do usuário.

Para determinar o rankeamento de resultados orgânicos, robôs da Google realizam a leitura e organização dos sites nas páginas do buscador. Eles levam em conta fatores como a qualidade do conteúdo do site, sua organização interna, quantidade e relevância do conteúdo e também o tempo de permanência do usuário em sua página.

A fim de melhorar o desempenho de seu site, existem algumas estratégias que você pode aplicar, como por exemplo, utilizar títulos internos e títulos para o SEO, investir em URLs “amigáveis”, ou seja, que dispense muitos caracteres e foque em apenas uma palavra-chave do conteúdo. Por falar em palavras-chave, elas também são essenciais para atrair público. As imagens que serão utilizadas não podem ser muito pesadas e devem contar com descrições do tipo al text. Investir ainda em um design que se adapte bem a dispositivos mobile e não leve muito tempo para carregar, são outros recursos que podem ajudar o Google a qualificar melhor e colocar seu site numa boa posição de rankeamento.

Para mais informações sobre assunto, entre em contato com a equipe da Dev2. Possuímos grande experiência com o uso do SEO e podemos te ajudar a melhorar o desempenho de seu site.

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