Dev2 Comunicação Integrada

Acompanhe as novidadesaqui no Blog

Por que ter uma identidade visual


Por que ter uma identidade visual

Já pensou em ter a possibilidade de se comunicar com o seu cliente sem precisar trocar uma palavra? É exatamente isso que a identidade visual proporciona. Apesar de muitas vezes ser menosprezada por empreendedores, a identidade visual é de extrema importância, pois representa de uma forma não verbal, um conceito, seja um produto, serviço, empresa ou instituição. É uma das bases responsáveis por sustentar as estratégias comunicacionais de qualquer empresa, que mostra os valores que ela deseja propagar, transmitindo a credibilidade necessária para que a empresa se posicione e desenvolva no mercado, que é tão competitivo.

Quando se fala em identidade visual, logo vem à mente o logotipo de uma empresa, que é o item básico e primordial para a criação de uma identidade visual. É a forma diferenciada com o qual o nome da empresa é registrado nas aplicações, e faz com que a marca seja reconhecida e lembrada. A padronização de cores, tipografia e elementos presentes no logo e a maneira como se interagem compõem a identidade e garantem o reconhecimento da empresa. E isso não se resume apenas ao logotipo, que apenas é a ponta do iceberg. Cartões de visita, flyers, slogans, uniformes, banners também fazem parte do conceito.

Um dos erros mais comuns cometidos pelos gestores é negligenciar o investimento na imagem da empresa. Muitas vezes por conta de custos, acabam criando eles próprios suas identidades, o que pode resultar em logotipos e cartões de visita nem sempre condizentes com as marcas. Portanto, é sempre importante contar com designers profissionais e especialistas em comunicação, que são treinados para identificar as necessidades e personalidade do negócio, pensando nos valores e missão da empresa, e nas idéias que se quer transmitir, criando produtos poderosos e marcantes, o que pode fazer grande diferença ante a concorrência.

Enfim, vale a pena investir na identidade visual da sua empresa. Ela é o primeiro contato com as pessoas, por isso precisa ser bem construída para passar a imagem de qualidade e confiança para o público.

« Voltar