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Pesquisas antes da decisão de compra


Pesquisas antes da decisão de compra

A 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), divulgada no dia 19 de abril de 2018, mostra que o Brasil já superou a marca de um smartphone por habitante e conta com mais de 220 milhões de aparelhos ativos. O brasileiro está cada vez mais conectado. Passa em média 8 horas por dia na internet, seja trabalhando, estudando, atualizando redes sociais ou, fruto dessa facilidade de conexão, pesquisando produtos. 

Cada vez mais as pesquisas feitas pela internet tem influenciado a decisão de compra do consumidor. Não importa se é o valor, o estilo ou a qualidade, as pessoas sempre buscam informações antes de fechar qualquer negócio. Descobrir, pesquisar e localizar marcas, produtos, serviços e lojas online já representa  de 60% a 70% das pesquisas em sites, redes sociais e buscadores como o Google. 53% dos consumidores brasileiros se incomodam quando suas lojas preferidas não vendem também pela web e 42% da população brasileira gostaria de receber promoções e propagandas pelo celular – especialmente os clientes entre 25 e 44 anos das classes C e D.

E esse tipo de comportamento não é exclusivo dos brasileiros. Pessoas do mundo todo tem usado a internet a seu favor na pesquisa e decisão de compra. Segundo o estudo “Neoconsumidor – decifra-me ou te devoro”, conduzido em 11 países, 73% dos internautas já utilizam a internet para fazer comparação de preços.

Diante desse cenário, surge a importante das empresas se adequarem à nova realidade de comportamento do comprador. Oferecer frete grátis e cupons de desconto, por exemplo, pode ser um grande diferencial no ato da comprar. O consumidor está em busca de benefícios, o que pesa muito na decisão final. Facilidade de pagamento e rapidez na entrega são pontos muito positivos na avaliação do consumidor.

Manter o bom relacionamento com o consumidor através das redes sociais também é primordial. É geralmente pelas redes que o consumidor dá o seu feedback, seja ele positivo ou negativo, tendo resultados de longo alcance. Esse tipo de informação muitas vezes é decisivo para possíveis futuros compradores. O investimento em marketing digital é muito importante para criar ou manter o bom nome da empresa, e consequentemente, atingir ótimos resultados.

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