Dev2 Comunicação Integrada

Acompanhe as novidadesaqui no Blog

Parabéns a todos os profissionais da propaganda!


Parabéns a todos os profissionais da propaganda!

No dia 04 de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Propaganda. A data se deu origem quando, em 4 de dezembro de 1936, aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, um congresso de publicidade que reuniu publicitários, pessoas que trabalhavam em veículos de comunicação e outros profissionais. Apesar de a partir daí a data começar a ser celebrada, somente em 1970 chegou o reconhecimento mundial.

O crescimento da propaganda se deu com a multiplicação dos jornais e revistas, surgindo também cartazes e painéis ao ar livre. A primeira agência de publicidade surgiu em São Paulo em 1913 e, nos anos 30, o rádio foi o meio de comunicação do momento. Os anos de 1941 a 1945 foram anos de guerra e esse tema foi usado também nas propagandas. Desde então a propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja comercial, de bens ou de serviços, sendo consequentemente muito importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas, que buscam criar sempre produtos e serviços mais apelativos para o consumo.

A eficácia da propaganda é tão real, que ela foi, inclusive, usada durante o Nazismo alemão. Adolf Hitler, o líder nazista, usou a propaganda para conquistar o povo da Alemanha, suas campanhas eram de extrema persuasão, e conseguiu através do principio: “Atingir a razão e não a emoção”, revoltar os alemães para o início da Segunda Guerra Mundial.

O maior objetivo da propaganda e publicidade é fazer com que a empresa seja conhecida, reconhecida e comentada, e essa parte importante da estratégia não pode ser deixada de lado se você deseja manter suas vendas em dia e os clientes chegando a todo o momento. Cabe à publicidade mostrar o quão importante a marca é, o quanto os produtos são atrativos e como os serviços podem mudar a vida das pessoas. A publicidade e propaganda possuem um poder essencial no mercado: o poder de criar demandas, isto é, criar um nicho de mercado que ainda não existe, e isto é fundamental tanto para empresas que lançam constantemente produtos novos, ou desejam explorar outros mercados com o mesmo produto. Essa flexibilidade no que diz respeito ao planejamento da empresa torna-se um dos maiores trunfos da publicidade em todo o mundo.

Por isso, nossos parabéns a todos os funcionários envolvidos nessa profissão tão importante e primordial para a sobrevivência das empresas no mercado. Afinal, não é à toa que diz o ditado: “A propaganda é a alma do negócio”.

« Voltar