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Os melhores indicadores de desempenho para lojas virtuais


Os melhores indicadores de desempenho para lojas virtuais

Os indicadores de desempenho (KPI, ou Key Performance Indicators) – em português, Indicador-Chave de Performance – ajudam o empreendedor a identificar o progresso de suas vendas. Das suas estratégias de marketing e das metas de atendimento ao cliente. Enfim, são ferramentas de gestão que medem o desempenho e o sucesso de uma organização, permitindo que seus objetivos sejam alcançados.

O comércio virtual precisa ter um acompanhamento de perto, uma análise profunda sobre cada ação tomada e a efetividade das estratégias seguidas. Do contrário, se um gestor não acompanha o desempenho da sua loja virtual, não conseguirá aproveitar as oportunidades do mercado, correndo o risco de desperdiçar tempo e dinheiro. Conheça alguns indicadores que uma loja virtual precisa ter.

Tráfego – A medição do tráfego do e-commerce deve ser feita regularmente. Isso permite analisar motivos de quedas ou picos de tráfego. Determina o número de visitação diária, semanal e mensal no site.

Visualizações de página e tempo de permanência no site – Define se o conteúdo é relevante e se chama a atenção do visitante. Serve para direcionar as estratégias de marketing através das campanhas publicitárias, e havendo necessidade, reajustar as palavras-chave nas pesquisas. É importante se atentar à velocidade de carregamento da página, pois o consumidor online procura rapidez ao fazer SUS compras.

Páginas de produtos – Permite saber quais produtos caem no gosto do consumidor e quais não fazem tanto sucesso assim, avaliando suas preferências. Permite colocar em destaque no site os “queridinhos” dos consumidores.

Páginas de saída – Vários fatores contribuem para o consumidor sair da página sem efetuar a compra. Pode ser valor do frete acima do esperado, obrigatoriedade de cadastro para efetuar a compra, valor de frete elevado, o que também pode levar ao abandono do carrinho, outro indicador de desempenho. Ocorre quando o cliente desiste da compra depois de ter escolhido o produto. Tais indicadores procuram auxiliar os gestores a descobrirem os motivos dessas ações.

Referências – Saber como os clientes chegaram à loja é um indicador muito importante. Acompanhar de perto o caminho dos consumidores é fundamental para criação de novas estratégias de marketing.

São inúmeros os indicadores que auxiliam na gestão do comércio virtual. Tudo que o administrador precisa saber para mudar ou adequar táticas para atingir os resultados pretendidos.

 

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