Dev2 Comunicação Integrada

Acompanhe as novidadesaqui no Blog

IGTV – conheça o novo recurso do Instagram


IGTV – conheça o novo recurso do Instagram

No último dia 20 de junho de 2018, o Instagram lançou,  em um evento na cidade de São Francisco, Califórnia, o IGTV, aplicativo para vídeos que veio para competir com o YouTube. A nova plataforma de vídeos tem função de trazer vídeos mais longos à rede social e uma nova estrutura de canais.

No decorrer de todo o evento de lançamento, os representantes do Instagram repetiam sempre os três pilares do IGTV: mobile, simples e qualidade.

A plataforma tem aplicativo próprio, podendo ser baixado de graça pelos usuários de Android e IOS, ou também pode ser acessado mesmo sem baixar o aplicativo. Para isso, basta tocar sobre o ícone de televisão, ao lado do Instagram Direct, no canto superior direito da tela do celular.

Mesmo sendo um programa independente, o IGTV tem associação total com o Instagram. Os dois aplicativos usam a mesma paleta de cores e a facilidade de uso é bastante semelhante, principalmente, nos comandos do Stories, além de que a conta usada para entrar no IGTV é a mesma do Instagram. Com isso, as pessoas e páginas seguidas no Instagram serão imediatamente “transportadas” para a nova plataforma. Sempre que há novos vídeos postados na plataforma, o usuário pode conferir a notificação pelo ícone de televisão próximo aos Stories. Uma semelhança com a TV é que o IGTV também tem canais. Mas, no aplicativo, os criadores de conteúdo são os próprios canais. Quando você segue alguém no Instagram, o canal dessa pessoa vai aparecer para você assistir. Qualquer pessoa pode ser um criador de conteúdo – você pode subir os vídeos pelo aplicativo ou pela internet e começar seu próprio canal.

O IGTV, que suporta vídeos de até 60 minutos (bem diferente dos 15 segundos permitidos pelos Stories), é programado para postar vídeos com o celular em pé. Portanto, vídeos na horizontal não são aceitos, sendo automaticamente cortados para o formato vertical quando postados da forma errada, o que faz que a qualidade seja diminuída. E por falar em qualidade, um dos destaques do lançamento da nova ferramenta é o suporte para vídeos em resolução 4k, mesmo que a grande maioria dos smartphones não atinja qualidade de vídeos tão alta. Isso mostra o investimento a longo prazo e a visão futurística dos seus criadores.

 

« Voltar