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Dia do Profissional de Mídia – novo perfil do profissional de mídia


Dia do Profissional de Mídia – novo perfil do profissional de mídia

No dia 21 de junho é comemorado o Dia do Profissional de Mídia. É o profissional responsável pelo planejamento e estratégia da programação e veiculação de uma campanha publicitária e ação de marketing. É ele quem sugere os meios e veículos de comunicação, negocia os custos, programa as inserções, planeja as ações e acompanha as veiculações.

O mídia analisa, planeja, negocia e executa todas as possibilidades e oportunidades de atingir o público alvo, estudando seu cliente e concorrentes. Precisa acompanhar a evolução do mercado, as tendências de mídia e a utilização adequada dos meios de comunicação. Entre os desafios do profissional está acompanhar as mudanças que acontecem rapidamente no perfil do consumidor e estar atualizado às tendências que ainda não chegaram ao mercado. Conciliar informações do dia a dia com um pensamento estratégico, pensar e executar ao mesmo tempo.

Mas nos últimos anos a profissão vem se modificando. Já passamos do tempo em que o profissional de mídia era “apenas” o canal de relacionamento entre a marca (agência) e os veículos. Hoje a profissão tem exigido, ainda mais, que o analista de Mídia tenha contato com áreas e profissionais que até pouco tempo não eram exploradas ou não faziam parte de seu cotidiano, como desenvolvedores ou profissionais que lidam com números: estatísticos, físicos ou engenheiros, apenas para citar alguns exemplos. Sim, essas conexões já fazem parte da realidade do analista de mídia, muito por conta da necessidade de desenvolver estratégias com foco no digital que, na grande maioria dos casos, exige resultados imediatos. Essa informação apresenta um cenário inevitável: a profissão passa a cada dia entrar mais fundo no digital.

Embora seja uma área que envolva engenheiros e outros profissionais da área de exatas, ainda existe espaço para o especialista em mídia, formando em comunicação, que é quem irá dar os direcionamentos sobre otarget e perfil do cliente que se espera alcançar. Por esse motivo, é importante entender pelo menos o básico desse método. E acredite, não é só se limitar a um “já ouvi falar”, é preciso buscar conhecimento e entender do que se trata uma DMP, DSP, Network ou Exchange. A tendência é que uma parcela significativa dos investimentos em mídia seja canalizada para esse método no decorrer dos próximos anos.

 O maior conselho para quem quer entrar e permanecer nesse mercado é: aprenda, estude e compartilhe. Não estará no mercado quem não estudar e não será líder quem não compartilhar.

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