Dev2 Comunicação Integrada

Acompanhe as novidadesaqui no Blog

A importância do Branding na gestão de uma marca


A importância do Branding na gestão de uma marca

A construção e consolidação de uma marca é algo que vai muito além de um logotipo de fácil identificação. Embora esse seja um recurso de reconhecimento visual importante, outros fatores são necessários para fazer com que ela permaneça viva e presente na mente do consumidor.

Para que isso aconteça, é fundamental possuir um bom plano de gerenciamento de sua marca, investindo no branding, que são um conjunto de estratégias pensadas para potencializar o efeito positivo de sua empresa, fazendo com que ela seja recorrente na lembrança de seu cliente.

Nesse sentido, especialistas em marketing como Simon Sinek sugerem que seu plano de gestão seja baseado principalmente em angariar a empatia do público, uma vez que tendemos a comprar algo não necessariamente pelo produto em si, mas pelas ideias e valores que a marca como um todo nos transmite.

Dessa forma, quando há a identificação do consumidor com os princípios da empresa por trás do produto, é mais provável que a marca ganhe sua fidelidade, pois isso configura numa maneira de reproduzir o modo de pensar de ambos. Sendo assim, o ponto de partida de seu branding deve ser estabelecer os ideais que fundamentam sua marca, fazendo com que ela adquira personalidade, um forte posicionamento e um discurso claro, que serão perpetuados ao longo do tempo.

Depois, recomenda-se realizar uma análise tanto da parte interna quanto externa de sua empresa. No primeiro aspecto, avaliar o nível do conhecimento que o público realmente tem sobre sua marca e de que maneiras a enxergam e o comprometimento da corporação em relação a ele pode dar diretrizes sobre o direcionamento a ser tomado para melhorar em alguns pontos. Já na parte externa, é preciso analisar do ponto de vista do consumidor o quanto sua marca é autêntica, consistente e relevante para o comércio, além da diferenciação em relação à concorrência. A importância de fazer isso justifica-se na famosa frase de Philip Kotler ao dizer que “não consumimos produtos, mas sim a imagem que temos deles”.

Se você está interessado em montar um plano de gestão para alavancar sua marca, a Dev2 Comunicação Integrada pode te ajudar. Oferecemos as melhores ideias e soluções criativas de acordo com o perfil de cada cliente. Acesse nosso site e confira alguns de nossos trabalhos.

Fonte: Nova escola de marketingMarketing de conteúdo

« Voltar