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5 indicadores essenciais para medir a eficácia de sua estratégia


5 indicadores essenciais para medir a eficácia de sua estratégia

Montar uma estratégia de marketing pode não ser tão simples quanto a maioria imagina, no entanto, a montagem não é a parte mais difícil; a parte mais difícil é medir se a sua estratégia está sendo eficaz e dando os resultados esperados ou não.

Sem indicadores para medir a eficácia da sua estratégia, você estará nadando em círculos, sem saber de onde partiu e aonde deverá chegar. Mas calma, nós vamos te ajudar a não cair nesse “limbo”: trouxemos aqui os 5 indicadores essenciais para você medir com eficácia a efetividade de sua estratégia.

CAPTAÇÃO DE LEADS

Um dos indicadores mais importantes é a captação de leads, porque ela demonstra o seu potencial de geração de negócio, além disso, também representa a quantidade de pessoas que têm interesse pelo seu trabalho, o que é muito importante. Para captar leads, você pode criar landing pages ou usar “iscas digitais” (o que costuma ser muito efetivo), a fim de oferecer algo interesse e, em troca, solicitar o e-mail das pessoas.

CONQUISTA DE CLIENTES

Não basta captar leads, é preciso transformá-los em clientes. Assim, analisando a quantidade de novos clientes que você obteve é possível verificar se a sua estratégia de marketing  (incluindo a captação de leads) está sendo certeira ou não. Mas não se desespere muito se a quantidade de clientes não tem aumentado expressivamente: esse parâmetro é o mais simples de ser medido, mas, também, o mais difícil de ser aumentado. Tenha em mente quantos clientes a sua empresa realmente precisa ter para funcionar bem, isso é o que importa.

CONVERSÃO

A conversão trata-se especificamente da quantidade de clientes conquistados sobre os captados. Faça as contas, a cada 100 leads, por exemplo, quantos viram seus clientes? A partir disso você terá a sua porcentagem de conversão. Por exemplo, se a cada 100, você conquista 20 clientes, então a sua conversão é de 20%. Assim, você já sabe que se quiser 40 clientes, o ideal é captar em torno de 200 leads.

RETENÇÃO DE CLIENTES

Ok, aí você captou vários leads, conquistou vários clientes, e está achando que, por isso, tudo deu certo. Mas não, não acaba por aí! Você ainda precisa manter esses clientes com você, o que você conseguirá estabelecendo um bom relacionamento com eles. Para mensurar isso, analise quantos clientes ficam com você ao longo dos anos.

RECOMENDAÇÃO

Desde sempre, a maioria dos negócios são fechados por meio de indicações, afinal, é muito mais cômodo solicitar os serviços de uma empresa que já é conhecida de um conhecido seu, ou analisar os comentários que outras pessoas fizeram sobre essa empresa, assim, você se sentirá mais confortável e seguro, não é mesmo? Levando isso em consideração, é preciso que você considere algo chamado NPS, ou Net Promoter Score.

O NPS é um indicador que tem como objetivo medir o grau de satisfação e fidelidade de seus clientes. Para obter essa informação, basta promover uma “pesquisa de satisfação” com os seus clientes, na qual eles devem dar uma nota de 0 a 10 para a sua empresa: os clientes que derem notas de 0 a 6, são os detratores, que não gostaram de seus serviços e, possivelmente, criticaram a sua empresa; notas de 7 a 8 representam clientes neutros, que não criticaram você, mas também não vão te promover; e por fim temos os clientes promotores, nas notas 9 e 10, esses são os clientes que adoram os seus serviços e produtos e que possivelmente vão recomendar para outras pessoas. Analise os resultados de sua pesquisa, se tiver mais detratores do que promotores, está na hora de mudar a estratégia.

Seguindo esses parâmetros de mensuração, fica muito mais fácil de garantir uma boa estratégia de marketing!

 

Fonte: Ideia de marketing

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